Por que investir no tijolo ecológico?
- Planej
- 2 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
O tijolo ecológico, também conhecido como tijolo solo-cimento, é um material composto por solo, água e cimento comprimido, e seus tipos mais usuais são os maciços e os vazados. Passou a ganhar mais destaque na atualidade, pois em meio ao crescente número de impactos ambientais derivados do desenvolvimento das cidades, apresenta diversas vantagens relacionadas ao meio ambiente e sua aplicação.
Dentre essas vantagens estão:
Sustentabilidade
Diferentemente do tijolo cerâmico convencional, não passa pelo processo de queima em sua produção, reduzindo a emissão de gases poluentes na atmosfera e a redução no desmatamento, visto que não se faz necessário a utilização da madeira em sua produção;
Além disso, podem ser incorporados em seu processo de fabricação alguns resíduos. Sendo assim, possui uma viabilidade ecológica, visto que, um material que antes seria descartado na natureza, passará a ter uma função.
Outro ponto positivo é que um dos materiais que o compõe, o solo do tipo arenoso, é encontrado em abundância na natureza e pode ser retirado de locais próximos ou do próprio terreno, desde que atenda às normas, diminuindo, assim, a necessidade de uso de materiais de locais sob preservação ambiental, além de economizar no transporte.
Propriedades
Ele apresenta boa resistência e durabilidade, o que torna viável sua utilização em vários tipos de construções. Ademais, o tijolo ecológico do tipo vazado possui furos em seu interior, que possibilitam um isolamento termo acústico, isto é, permite a redução de ruídos e proporciona um maior equilíbrio de temperatura, além da passagem de condutores para rede elétrica e hidráulica, diminuindo a quebra de paredes, além de permitir a fácil colocação de colunas de sustentação.
Construção com tijolo ecológico vazado.
Fonte: https://www.tijolosolocimento.com.br/2013_06_01_archive.html
Economia e acabamento
Possui uma execução mais rápida e fácil manuseio, além de contribuir com um canteiro de obras mais limpo, pois possui textura e dimensões regulares, o que diminui a produção de resíduos.
E devido ao seu acabamento liso proporcionado pelo material, necessita de menos material para assentamento e revestimento, pois não é necessário aplicar chapisco, emboço e reboco, sendo necessário apenas encaixá-los com um pouco de argamassa e protegê-los contra a ação direta de agentes externos, possibilitando, inclusive, a redução de custos e proporcionando um acabamento com visual “rústico”, que traz um certo charme para o imóvel.
Sendo assim, o tijolo ecológico é uma alternativa de ajudar o meio ambiente e possuir uma construção mais limpa, rápida e econômica.

Projeto arquitetônico da Planej com utilização de tijolos ecológicos.
Fonte: Acervo Pessoal da Planej

Projeto arquitetônico da Planej com utilização de tijolos ecológicos.
Fonte: Acervo Pessoal da Planej
Como a PLANEJ pode me ajudar?
A Planej desenvolve projetos arquitetônicos com uso de tijolos ecológicos. Se você se interessou em fazer parte desse movimento sustentável e em usufruir dos diversos benefícios desse material, entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços e para solicitar um orçamento gratuitamente!
Comentarios