Os diferentes usos de energia solar para sua residência
- Planej
- 25 de nov. de 2018
- 2 min de leitura

Você já deve ter ouvido que “dinheiro não cai do céu”, mas do ponto de vista energético, dinheiro cai do céu e mais precisamente em seu telhado! O uso da energia solar tem se destacado no mercado e no setor energético brasileiro, sendo cada vez mais explorado, tanto para geração no ramo industrial como residencial, onde é chamado de microgeração.
A energia solar é uma energia eletromagnética, cuja fonte é o Sol, que pode ser transformada em energia elétrica ou térmica e por causar poucos danos ambientais é considerada uma fonte de energia limpa e sustentável. Em 2016, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o número de microgeradores de energia solar cresceu 407% em relação ao ano anterior e a expectativa para 2024 é que 886,7 mil unidades consumidoras recebam créditos dessa energia.
Tipos de sistema
A produção de energia elétrica, através da energia solar, pode ser feita por dois tipos de sistemas: o heliotérmico e o fotovoltaico, sendo o segundo o tipo mais utilizado em residências. Além de produzir energia elétrica também há o sistema que produz energia térmica empregada diretamente para aquecimento de água.
O sistema de energia solar fotovoltaica, por sua vez, pode ser conectado à rede de distribuição (On Grid) ou não (Off Grid). Se for conectado à rede é constituído de três partes básicas: os coletores, painéis solares que recebem a insolação e geram a energia elétrica, o inversor de frequência e o medidor de energia bidirecional, que vai medir simultaneamente a quantidade de energia consumida e gerada. Se for Off Grid, ou seja, sem conexão com a rede distribuidora, existem outras partes necessárias como uso de baterias para armazenamento de carga.
O sistema de aquecimento por energia solar é relativamente mais simples, contando apenas com o coletor solar e uma peça que dissipe essa energia coletada no reservatório de água.

É viável implementar na minha residência?
Considerando o panorama energético nacional a energia solar fotovoltaica é a matriz energética mais rentável para se investir, principalmente se comparada a outros investimentos como tesouro direto e poupança. Com a instalação do sistema é possível ter uma redução de até 90% do valor da sua conta de energia tendo custo apenas com a taxa de iluminação pública e tarifa cobrada pela concessionária, referente à disponibilidade de energia. Além disso, garante a valorização do imóvel em até 8%, com instalação rápida, geração de energia sem ruído, compromisso com o meio ambiente e o investimento em sustentabilidade.
Como a PLANEJ pode me ajudar?
Em parceria com a SIE - Soluções e Inovações em Energia, a PLANEJ pode te ajudar a implementar o uso de energia solar em sua residência!
Entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuitamente.
Comentarios